Turismo

Madeira já divulga Festas de Natal e Fim-de-Ano

Estas comemorações integram um rico e extenso programa de manifestações culturais, religiosas, etnográficas e artísticas que abrangem todo o mês de Dezembro e que terminam com a celebração dos 'Reis'

Será com a inauguração das iluminações decorativas nas ruas da baixa citadina do Funchal, durante o mês de Dezembro, que se inicia o programa das Festas de Natal e de Fim-de-Ano.

Estas comemorações integram um rico e extenso programa de manifestações culturais, religiosas, etnográficas e artísticas que abrange todo o mês de Dezembro e que termina com a celebração do Dia de Reis.

"Nesta altura do ano, o Funchal apresenta-se como um verdadeiro presépio, de proporções reais, com as suas ruas enfeitadas com flores e luzes multicolores, que compõem figuras alusivas à época. Nas ruas e praças a música a todos contagia através dos concertos, das actuações das bandas filarmónicas e dos grupos folclóricos. São também variadas as exposições natalícias, autênticos quadros vivos das tradições madeirenses", pode-se ler no portal do Turismo em http://visitmadeira.pt.

"Na Madeira vive-se com especial fulgor os preparativos para 'A Festa', cognome que os madeirenses adoptaram para evidenciar o Natal como a sua festa por excelência. Iniciam -se no princípio do mês de Dezembro com a montagem da lapinha e/ou presépio e com a confecção de diversas iguarias e doces, nomeadamente o afamado bolo de mel, as broas, os licores caseiros e a preparação da carne de “vinha -de -alhos”, que resulta num dos pratos mais afamados da culinária madeirense", é ainda referido.

"Outra das vivas tradições desta quadra, é a celebração das nove Missas do Parto, que acontecem de madrugada para anunciar o Nascimento do Menino Jesus, acompanhadas de cânticos entoados por populares, habitualmente, no adro das Igrejas, onde se fazem decorações natalícias e se oferecem comes-e-bebes tradicionais da época aos presentes. No dia 23 de Dezembro realiza-se a tradicional festa da Noite do Mercado, onde os madeirenses aproveitam para fazer as últimas compras de Natal e onde se podem provar os diversos petiscos e bebidas tradicionais da época", adianta o Turismo.

Depois das comemorações de Natal a animação continua, em clima de antecipação das Festas do Fim de Ano com o espectáculo de fogo-de-artifício, reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guiness , em 2006, como o maior espectáculo de fogo-de-artifício do Mundo.