Book Tours, Activities, Experiences and Things to do in Madeira and Porto Santo islands

Conferência de Turismo traz quatro oradores estrangeiros

Jean-François Jacob, Declan O' Donovan, Juha Valtanen e Jonathan Lowe

O grande propósito da internacionalização da conferência Anual de Turismo está novamente assegurado. Tudo porque a Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas trará ao Funchal quatro oradores estrangeiros com provas dadas no sector que é tema de fundo na sétima edição do evento, o 'Mar'.

Na conferência que este ano se realiza a 3 de Maio, tendo uma vez mais o Centro de Congressos como palco, vão estar o australiano Jonathan Lowe, o irlandês Declan O'Donovan, o francês Jean-François Jacob e o finlandês Juha Valtanen.

Jonathan Lowe é vice-presidente de Estratégia e Exploração da Nautilus Minerals e tem como missão partilhar "uma visão mundial" do cluster do Mar. Declan O'Donovan é embaixador da Irlanda em Portugal e apresentará 'A Irlanda como potência marítima'. Jean-François Jacob é agricultor e secretário-geral da Sociedade de Iniciativas e Cooperação Agrícola (SICA) e presidente de organismos como a AGRIVAL, COMIWEST, ARCAL e vem dar a conhecer a forma como o evento 'La Route des Princes' gera valor económico. Juha Valtanen tem experiência em agências locais de desenvolvimento e é gestor do programa finlandês relacionado com o cluster marítimo e que nos deixará indicações do processo que levou ao sucesso da Finlândia.

A par dos convidados internacionais, marcam presença na VII CAT três governantes nacionais. A ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, são nomes anunciados para o debate que coincide com a discussão pública nacional do documento de Estratégia Nacional para o Mar para o horizonte temporal de 2013-2014 e que prevê "uma contribuição directa do sector do mar em 50% para o crescimento da economia nacional, até 2020, o que corresponderá a valores entre 3 a 4% do Produto Interno Bruto português".

A lógica da conferência é assente numa "viagem do mar ao turismo", com todos os trabalhos estruturados nessa orientação. Ou seja, será debatida quer a importância económica do mar, quer o contributo das suas actividades económicas, com o debate a terminar com uma análise sob a perspectiva turística.

Está já aberto o período para as inscrições dos participantes na VII CAT. Aliás, foi desenvolvida uma aplicação informática para facilitar as inscrições que decorrem até ao dia 26 de Abril.

+A A -A