Book Tours, Activities, Experiences and Things to do in Madeira and Porto Santo islands

VII CAT traz Ministra e secretários de Estado

Conferência Anual de Turismo realiza-se a 3 de Maio.
Assunção Cristas, Manuel Pinto de Abreu e Adolfo Mesquita Nunes marcam presença

Três governantes nacionais marcam presença na VII Conferência Anual de Turismo (CAT), iniciativa da Delegação Regional da Madeira da Ordem dos Economistas e que este ano se realiza a 3 de Maio, tendo uma vez mais o Centro de Congressos como palco.

A ministra  da  Agricultura, do Mar,  do  Ambiente  e  do  Ordenamento  do Território,  Assunção Cristas, o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, e o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, são presenças confirmadas no evento que tem 'O Mar' como tema central. Um debate que coincide com a discussão pública nacional do documento de Estratégia Nacional para o Mar para o horizonte temporal de 2013-2014 e que prevê "uma contribuição directa do sector do mar em 50% para o crescimento da economia nacional, até 2020, o que corresponderá a valores entre 3 a 4% do Produto Interno Bruto português".

Para o Governo,  a estratégia nacional para o Mar passa por "transformar o potencial que o mar português é neste momento, numa realidade para o aproveitamento de recursos e para a valorização do ponto de vista económico, social e ambiental, em benefício de todos os portugueses". A conferência terá três grandes painéis: o primeiro abordará a relevância estratégica do Mar; o segundo dará atenção ao contributo das actividades do Mar; o terceiro versa sobre o cluster do Mar.  

A lógica da conferência é assente numa "viagem do mar ao turismo", com todos os trabalhos estruturados nessa orientação. Ou seja, será debatida quer a importância económica do mar, como o contributo das suas actividades económicas, com o debate a terminar com uma análise sob a perspectiva turística.

Confirma-se ainda o grande propósito da internacionalização da conferência. A organização assume esse grande objectivo, fazendo com que a Madeira seja colocada no mapa desta importante discussão, pois procurará obter orientações "acerca da importância do Mar para a economia deste arquipélago, nomeadamente para o sector do turismo que representa mais de 25% do seu PIB", revela a Ordem ao DIÁRIO.  Está já aberto  o período para as inscrições dos participantes na VII CAT. Aliás, foi desenvolvida uma aplicação informática para facilitar as inscrições que decorrem até ao dia 26 de Abril.

+A A -A