Book Tours, Activities, Experiences and Things to do in Madeira and Porto Santo islands

Origens do Turismo colocadas em livro

Obra e autor são apresentados hoje na reitoria da UMa por Francisco Clode.
Rui Campos Matos é o autor da obra editada pela ordem dos economistas

'As origens do turismo na Madeira - Quintas e Hotéis do acervo da Photographia Museu - Vicentes' é o título do livro que será lançado hoje às 18h no auditório da Reitoria da UMA.

O arquitecto Rui Campos Matos - que se encontra a desenvolver investigação nesta área do Turismo nas ilhas atlânticas  Madeira e Canárias - é o autor do produto cultural de interesse turístico e que surge em duas línguas, a portuguesa e a inglesa.

O livro é editado pela Delegação Regional da Ordem dos Economistas, organismo que em 2012 debateu a Cultura, com o propósito de identificar os activos culturais com potencial para se afirmarem ou complementarem a oferta turística da Região. A VI Conferência Anual do Turismo versou sobre o tema, a par da série televisiva
'Madeira Cultura', que ofereceu um conjunto de perspectivas que permitiram sistematizar mais de duzentas ideias, críticas e sugestões oferecidas ao sector que mais contribui para a economia regional.

No decorrer o evento a Ordem assumiu o compromisso que editaria este livro, assim como um outro que deverá abordar os visitantes ilustres da Madeira, "por considerar da mais elementar necessidade dar visibilidade ao Museu Vicentes e ao magnífico espólio que ali se encontra".

Estabelecida a parceria com a DRAC, a Delegação Regional empenhou-se em dar projecção nacional à obra  que será lançada em Lisboa, a 19 de Abril, na sede da Ordem e na presença do Bastonário.

O livro aborda as quintas com mais de 50 anos, devidamente documentadas com fotografias do Museu Vicentes e identificadas nos guias turísticos de então ou no diários de viagem dos turistas que nos visitaram e que se encontram depositados em bibliotecas internacionais. Tem uma tiragem de 1.500 exemplares, ficando mil na Região e 500 para venda no território nacional. O preço de venda ao público é de 35 euros.

+A A -A