Turismo

Vendas de vinho Madeira sobem quase 18%

O mercado global do vinho generoso produzido  na Madeira, no primeiro semestre de 2012, representou um aumento nas vendas  comunitárias de mais 17,9%, valendo já 5,3 milhões de euros.

De acordo com os dados da Direção Regional de Estatística, os franceses  compraram 42% do total das vendas, mas pagam apenas 20% do valor total das  receitas, representando o mercado europeu 49% das vendas, quando comparado  com o período homólogo.

Os franceses podem comprar mais litros de vinho, mas pagam em média  menos (cerca de três euros por litro), quando comparados com os ingleses  que são os que pagam mais por litro (cinco euros), sendo este mercado considerado  pelas autoridades regionais como o mais tradicional.

Já os belgas, que aumentaram em 13% os litros comprados, pagam em média  quatro euros por litro.

O total do país - Açores, Madeira e Portugal continental - representa  21% das vendas do vinho no mercado.   Fora da União Europeia, os Estados Unidos valem 11,6% do mercado, enquanto  que o Japão já representa 12%, tendo sido o mercado que mais aumentou, com  36,5%, quando comparado com igual período do ano passado.

Ainda que as exportações tenham subido 12% no total, a rentabilidade  subiu apenas 7,7%.

O mercado interno está a cair, com as vendas a descerem 5,1%, com destaque  para os madeirenses que compraram menos 4,4% do que em igual período de  2011.

O volume de negócios representou 10,8 milhões de euros no primeiro semestre  de 2012.