Turismo

TAP divulga hoje as contas do ano em que quase foi privatizada

A TAP vai hoje divulgar as contas referentes ao exercício de 2012, ano em que decorreu o processo de privatização, que veio a ser cancelado pelo Governo no final de Dezembro.

O presidente da TAP, Fernando Pinto, afirmou em Dezembro que a companhia aérea estava "com melhores resultados em todos os negócios até Novembro".

Um dia depois de o Governo ter decidido rejeitar a proposta da Synergy, de German Efromovich, e adiar a privatização da TAP, Fernando Pinto realçou que empresa tem feito o seu trabalho de eficiência, destacando a melhoria em 30% do resultado operacional da manutenção no Brasil (ex-VEM), em relação a 2011.

A TAP fechou o ano de 2011 com um lucro de 3,1 milhões de euros, uma queda face aos 62,3 milhões de euros registados no ano anterior, atribuindo esta redução aos custos com o combustível.

A transportadora, liderada por Fernando Pinto, salienta que os custos com o combustível totalizaram 717 milhões de euros no ano passado, mais 37,1% do que em 2010.

Em 2011, o total de receitas da companhia aérea ascendeu a 2,3 mil milhões de euros, um crescimento de 4,2% face aos 2,2 mil milhões do ano anterior.