Turismo

Madeira lidera taxa de ocupação e estadas médias

Ver Galeria

A taxa de ocupação-cama na Madeira em Agosto de 2012 atingiu os 75,1%, mais 0,2 pontos percentuais que um ano antes. A Região liderou mesmo os resultados deste indicador em todo o País, seguida pelo Algarve (74,5%), por Lisboa (66,8%) e pelos Açores (65,2%).

Os dados revelados hoje pela Estatística regional confirmam os já avançados na semana passada pelo INE, nos quais era visível que a evolução homóloga da taxa de ocupação-cama foi maioritariamente negativa, salientando-se o Centro (-5,9 p.p.), o Algarve (-4,1 p.p.) e o Alentejo (-4 p.p.).

Em todo o País, a hotelaria registou uma taxa de ocupação-cama de 63,3%, inferior à do período homólogo em 2,9 p.p.

A Madeira foi também a região onde, em média, se registaram as estadias mais prolongadas (5,9 noites), secundada pelo Algarve (5,3), valores bem superiores à média nacional que em Agosto foi de 3,3%.

A evolução homóloga das estadas médias não apresenta alterações sensíveis no todo nacional, quer por região, quer por tipologia, excepto na categoria de hotéis apartamentos de cinco estrelas (+0,8 dias).

Os apartamentos turísticos mantiveram a liderança (5,7 noites), seguindo-se os aldeamentos turísticos (5,5) e os hotéis-apartamentos (5,1). Nestes, as unidades de cinco estrelas registaram o mais elevado valor deste indicador (6 noites).