Onda gigante promove Portugal à borla

McNamara põe onda da Nazaré na capa do britânico 'The Times'

A edição de hoje do jornal britânico 'The Times'  dá grande destaque à onda gigante que Garrett McNamara surfou na Nazaré  na segunda-feira, publicando na capa a fotografia tirada por "Tó Mané" que  correu mundo e redes sociais.

António Manuel Silva anda por estes dias nas bocas do mundo como "Tó  Mané", o fotógrafo que captou "o momento mágico" em que Garrett McNamara  surfou uma onda gigante, numa foto que se tornou viral na internet.

O norte-americano Garrett McNamara, que aos 11 anos se mudou com a família  para o Havai, surfou na segunda-feira, na Nazaré, no distrito de Leiria,  uma onda que lhe poderá valer um novo recorde, depois de em 2011 ter feito  história também com uma onda de grande dimensão no "canhão da Nazaré".

Os responsáveis pela empresa Municipal Nazaré Qualifica já pediram a  dois peritos dos Estados Unidos para certificarem o tamanho da onda que  McNamara surfou novamente em Portugal.   

O 'The Times', que traz o assunto para a capa de hoje, é um histórico  jornal inglês, editado em Londres, publicado diariamente desde 1785, e que  mantém o nome actual desde 1788. 

É também conhecido não oficialmente por 'The Times of London' ou 'The  London Times', designações que têm por objetivo diferenciar o título de  outros jornais de nome parecido, como o 'The New York Times'.   

 
 

+A A -A

Em cheio

'Tó Mané' é o nome do fotógrafo que captou "o momento mágico" em que Garrett  McNamara surfou uma onda gigante numa foto que se tornou viral na internet.  

 "Não é a minha melhor foto, já tive outras que foram conhecidas a nível  mundial, mas devido ao efeito viral do facebook esta é que se tornou famosa  em menos tempo", reconhece António Manuel Silva.   

Contratado pela empresa Municipal Nazaré Qualifica, por apenas um dia,  para fazer a cobertura fotográfica do ZON NORTH CANYON SHOW, António Silva  disparou, na segunda-feira de manhã, o "clique" certeiro que lhe angariou  a fama, não com o seu nome, mas com o diminutivo 'Tó Mané'.

Tudo porque depois de fotografar Garrett McNamara a surfar uma onda  gigante, na Praia Norte, em frente ao forte, o autor enviou para a Billabong  XXL a imagem com que pretende concorrer ao concurso da melhor foto de ondas  grandes.   

 "Em menos de 24 horas já tem 25 mil 'likes' (gostos) e partilhas", sublinha  o autor da foto vendida hoje "a uma televisão americana e publicações estrangeiras"  que por ela pagaram cerca de dois mil euros.   

 Tó Mané  efectuou "o disparo mágico" às 08h35, convicto de ter apanhado "a maior onda  do dia".