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Douro e Estrela com 400 mil euros para investir na internacionalização

     

    O projecto 'Douro e Estrela -- In Tourism' vai aplicar 400 mil euros, até 2014, na promoção internacional dos dois territórios, alicerçada na vertente turística, com vista à melhoraria da competitividade das empresas, anunciou hoje fonte da iniciativa.

    Impulsionado pela Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), o projecto foi alvo de uma candidatura aos fundos comunitários, através do programa SIAC/COMPETE.

    O investimento global é de 400 mil euros, que serão pagos por fundos comunitários e privados.

    Alberto Tapada, dirigente da AETUR, disse hoje à agência Lusa que a iniciativa visa a promoção integrada dos territórios do Douro e Serra da Estrela.

    O objectivo passa pela internacionalização, assente no sector de actividade chave -- o turismo - complementado com os produtos diferenciadores e que aqui são produzidos, como o vinho, queijo, doçaria, fumeiro ou os enchidos.

    "A internacionalização é o caminho que nos resta percorrer. Quando a trajectória nacional é de retracção do consumo, que se tem vindo a acentuar, é evidente que a diversificação dos mercados externos é seguramente uma oportunidade para as empresas regionais", salientou.

    O projecto quer melhorar os níveis de competitividade das empresas especialmente micro e pequenos e médias empresas (PMME) do território de intervenção, através do estímulo à cooperação empresarial e da promoção da imagem do território nos mercados internacionais, facilitando por estas vias a penetração no mercado externo.

    O projecto passa por organizar e estruturar a oferta turística do território, o desenvolvimento de estratégias de cooperação de 'marketing' e de promoção, melhorar a imagem e notoriedade do território no exterior, aumentar a competitividade do tecido económico do território de intervenção e desenvolver o emprego e aumentar os impactos económicos no território.

    Para o efeito serão realizadas várias acções entre 2013 e 2014, entre elas a criação de um roteiro turístico de enoturístico/cultura/natureza (Douro -- Estrela), a realização de seis seminários, serão organizadas visitas por parte de especialistas em matéria de turismo, vinho, cozinha, jornalistas ou importadores.

    Está ainda a ser desenvolvido um portal interactivo do projecto, que ficará disponível em três línguas, e irá fornecer os conteúdos assentes em tecnologia avançada e adequada a um conjunto diferente de utilizadores, em função da sua nacionalidade, idade e aparelho de consulta, como exemplo computador, smartphone ou tablet.

    Serão também organizadas participações em feiras internacionais e decorrerá uma acção de promoção externa nos Estados Unidos da América. A primeira iniciativa do projecto, o seminário "Do Local ao Internacional -- Qual o Papel dos Recursos Endógenos?", deveria ter decorrido no dia 23, na Guarda, mas foi adiado para Fevereiro devido ao mau tempo que se fez sentir nesse dia.

    O projecto conta com a parceria dos pólos turísticos da Serra da Estrela e do Douro, que estão em fase de extinção, ainda Comissão Vitivinícola das Beiras, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e as Aldeias Históricas de Portugal. 

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