Danny dá impulso à imagem da Madeira na Rússia

Danny vai ser entronizado, presidente do Zenit também está convidado.
Futebolista será entronizado pela Confraria do Vinho Madeira no dia 24

A imagem da Madeira na Rússia prepara-se para ganhar um forte impulso através de uma iniciativa da responsabilidade da Confraria do Vinho Madeira, em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, que tem como base a utilização do madeirense Danny, um dos mais mediáticos jogadores que actuam no campeonato russo, sem custos associados!

O craque será entronizado pela Confraria no próximo dia 24, segundo admitiu o próprio ao DIÁRIO, mostrando-se honrado com o convite que lhe foi formulado, situação que suscitará a atenção da comunicação social russa que foi já convidada para o efeito.

Danny, de resto, sempre se "mostrou disponível para qualquer iniciativa que ajude a Madeira", conforme já havia confessado anteriormente em declarações ao nosso matutino, pelo que o mais difícil foi mesmo conciliar a cerimónia de entronização com a agenda apertada do atleta.

Presidente do Zenit convidado
Para além de Danny, foram ainda convidadas duas outras personalidades russas: o presidente do Zenit de São Petersburgo, Alexander Dyukov, que também preside à Gazprom, empresa petrolífera estatal que em Dezembro de 2005 comprou o clube onde actua o avançado  e que é tão-somente a empresa com maior facturação do país; e o embaixador da Rússia em Portugal, Pavel Petrovskiy. Os convites foram efectuados, mas ainda não existe confirmação da vinda de ambos.

Em declarações ao DIÁRIO, o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António, valorizou uma iniciativa que tem o mérito de se enquadrar no objectivo de "aproveitar todas as oportunidades existentes para garantir a promoção da Região potenciando a atracção de novos públicos". Tanto melhor quando esse propósito é alcançado "sem nenhuma contrapartida" imposta pelo craque madeirense, conforme fez questão de ressalvar.

"Não há meios para fazer isso pela via comercial, com custos de publicidade e 'marketing'. Há que aproveitar a disponibilidade que tem o Danny para ajudar a sua terra, não só o sector do vinho como também o próprio turismo num mercado tão importante como é o russo, cujo potencial é enorme".

A Região exporta cerca de 1.600 litros de vinho madeira para a Rússia, números "muito reduzidos" na opinião do secretário regional. "A Rússia é das poucas economias que cresce a olhos vistos no panorama actual e é preciso lançar sementes para que no futuro, através desta e de outras acções, possam ser colhidos frutos a médio e longo prazo. Sempre com acções de baixíssimo custo e potencial retorno elevado", argumentou.

Jornalistas russos com programa especial
Danny é, de facto, um dos atletas mais mediáticos do futebol russo. Os 30 milhões pagos pelo Zenit ao Dínamo de Moscovo em 2008 nunca mereceram discussão dos adeptos, que já o elegeram por várias vezes o melhor jogador da equipa.

Em função da sua qualidade, Danny arrasta sempre o interesse dos órgãos de comunicação social do país, pelo que na Madeira, por altura da entronização na Confraria
do Vinho Madeira, deverão estar diversos jornalistas russos. Manuel António, secretário regional, admitiu mesmo que os convites para a imprensa já foram enviados.

De resto, a secretaria que tutela, em consonância com a do Turismo e Transportes já preparam um programa de recepção que tem por base a promoção da Madeira enquanto local turístico de eleição. "Está a ser elaborado um conjunto de outras iniciativas para que os jornalistas possam visitar as florestas, as levadas, o jardim botânico, entre outros lugares, e que sintam também a diferença abismal entre o nosso clima e o da Rússia".

Confrades ilustres
São já diversos os confrades ilustres do Vinho Madeira. Os nomes de todos, com maior ou menor peso mediático, abrilhantam a entrada na Confraria, na sede do Instituto do Vinho do Bordado e do Artesanato da Madeira, gravados em quadros de honra.

Danny figurará ao lado de personalidades como o Rei Juan Carlos de Espanha, Dom Duarte de Braga ou o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, entre outros.

+A A -A