Turismo

Japan Airlines decidiu deixar hoje em terra os seus Boeing 787

A companhia aérea japonesa Japan Airlines (JAL) decidiu deixar hoje em terra os seus sete Boeing 787 Dreamliner, depois da aterragem de emergência de um avião do mesmo modelo da sua concorrente All Nippon Airways (ANA).

"Suspendemos hoje a operação desses aparelhos", indicou um porta-voz da JAL.

A JAL utiliza os Boeing 787 nas suas rotas internacionais e registou na semana passada problemas em alguns dos seus aviões fabricados pela construtora norte-americana.

Esta decisão da JAL surge depois de a ANA ter também hoje suspendido a utilização dos seus 17 Boeing 787 Dreamliner para serem inspeccionados.

Um Boeing 787 da ANA, com 129 passageiros e oito membros da tripulação, realizava hoje um voo doméstico no Japão quando foi detectado fumo na cabine cerca de meia hora depois de ter descolado e que obrigou a uma aterragem de emergência no aeroporto de Takamatsu, no sul do país.

O piloto e as autoridades aeroportuárias confirmaram ter sido detectado um problema numa das baterias do avião.

A norte-americana Boeing garantiu que irá cooperar com as autoridades e com a ANA na sequência deste novo incidente com um dos seus aparelhos.

Esta foi a sexta avaria registada num Boeing 787 desde 7 de Janeiro e a primeira dessas seis -- que envolveram aparelhos das companhias japonesas ANA e JAL, as principais compradoras desse modelo, com um total de 24 aviões - que obrigou a uma aterragem de emergência.

Estas avarias levaram o Departamento Federal de Transporte dos Estados Unidos a ordenar, na sexta-feira, uma "inspecção a fundo" do modelo e o Japão fez o mesmo na segunda-feira, mas a Boeing insiste que tem "total confiança" no seu avião.

Encontram-se em operação em todo o mundo 49 Boeing 787 de oito companhias. O primeiro aparelho foi entregue há 15 meses.

A Boeing tem mais de 800 Dreamliners encomendados.