Turismo

Dormidas na hotelaria aumentam 8,8% em Novembro

Depois de oito meses consecutivos com resultados negativos, a Madeira registou em Novembro, o quarto aumento a nível nacional em termos de dormidas, com um crescimento de 8,8%, em termos hómologos, e um total de 348 mil dormidas.

O Instituto Nacional de Estatística revelou, esta segunda-feira, os números da Actividade Turística referentes a Novembro de 2012. Ao todo, os hotéis portugueses registaram dois milhões de dormidas, mais 7% que em Novembro de 2011, ascendendo a 23,1% o aumento das dormidas com origem nos mercados francês, irlandês e brasileiro.

O grupo dos principais mercados emissores, que inclui estes três países junto com a Alemanha, Países Baixos e o Reino Unido, representou 71,2% das dormidas de não residentes naquele mês.

Lisboa liderou no crescimento dos resultados das dormidas, com um aumento de 14,2%, seguindo-se o Norte (+10,4%), o Algarve (+9,2%) e a Madeira (+8,8%).

A Madeira registou ainda a maior taxa de ocupação-cama (43,7%), "a que correspondeu o maior acréscimo homólogo (+ 5,2 p.p)", revelou o INE.

No que diz respeito aos proveitos totais e de aposento, a Madeira e o Algarve obtiveram os melhores resultados. "Considerando os proveitos totais, o Algarve cresceu 10,5% face ao período homólogo e a Madeira 9,8%", adianta o INE, acrescentando que nos "proveitos de aposento a liderança coube à Madeira" com um aumento de 13,8%.

A Madeira foi também líder no aumento do rendimento por quarto disponível (RevPar), com um crescimento médio de 19,5%. Lisboa foi a região com maior rentabilidade média (30 euros), seguida pela Madeira (24,5 euros), que em termos homólogos foi a região que mais cresceu neste indicador.