Turismo

Natal e Fim-de-Ano na Madeira com ocupações entre os 60 e os 87%

O Governo decidiu investir 3,7 milhões de euros nas Festas de Natal e de Fim-de-Ano, mas as taxas de ocupação de 61% e 87%, respectivamente, ficam para já aquém das expectativas.

No ano passado, na mesma altura, uma sondagem efectuada junto das unidades hoteleiras da Região dava conta que a taxa de ocupação hoteleira para o Natal e Fim-de-ano, em linha com os números do ano anterior eram de 60 e 88% respectivamente, havendo a expectativa de que possa ser mesmo superada, o que não viria a ocorrre. Os números finais de Dezembro de 2017 são elucidativos: a taxa de ocupação foi de 47,9%, a pior dos 12 meses do ano passado.

As festividades começam este sábado e prolongam-se até 6 de Janeiro, envolvem animação  om 250 horas de espetáculos (18 bandas, 23 grupos de folclore e 39 espetáculos musicais), inovação das iluminações na zona central do Funchal, o fogo-de-artifício e a dinamização cultural com iniciativas como "oficinas de Natal", fazendo os turistas envolverem-se nos usos e costumes regionais como na elaboração de doces da época ou da sopa de trigo. O cartaz envolve também uma componente de animação para os mais jovens com jogos tradicionais, quadros vivos, teatro e coros.

No último dia do ano são aguardados 10 navios de cruzeiro no Porto do Funchal

A animação será concentrada na Placa Central, zona terá 22 tasquinhas e venda de produtos regionais, no Largo da Restauração, com a aldeia etnográfica e o presépio, no Jardim Municipal, dedicado aos jovens, e na Praça do Povo, com animação musical e um grande concerto de Ano Novo.