Turismo

Associação dos Agentes de Viagem Britânicos destaca Madeira como destino de férias para 2019

A Associação dos Agentes de Viagem Britânicos (ABTA), inclui a Madeira numa lista de 12 principais destinos turísticos em destaque para o ano 2019. Esta organização é a principal associação de agentes de viagens e operadores turísticos no mundo e reúne cerca de 1.200 agentes de viagens britânicos. Para além de ser uma referência junto dos profissionais do sector, a ABTA é uma marca de viagens de confiança com mais de 65 anos no Reino Unido.

O anúncio desta lista aconteceu ontem simultaneamente com a apresentação do já relatório de tendências da ABTA – Travel Trends – em Londres, evento no qual a Associação de Promoção da Madeira esteve presente.

A definição desta lista é feita de uma forma independente pelos especialistas da ABTA e baseia-se numa série de fatores como grandes eventos e celebrações, destinos que estão a ressurgir com novidade e/ou locais que estão na moda. Os 12 destinos destacados abrangem cinco continentes - África, América, Ásia, Europa e Oceânia.

A Madeira é apresentada pela ABTA, nesta lista, como “uma ilha conhecida por acolher visitantes exigentes durante anos, atraídos pelo seu clima ameno, paisagem acidentada e exuberante”. Refere ainda que a ilha vem ganhando cada vez mais “a reputação para férias de aventura e atividades, como o BTT, canyoning e escalada nas suas paisagens dramáticas”. Conclui com uma referência às levadas, afirmando que a Madeira é atravessada por trilhos de montanha, os quais oferecem fantásticas oportunidades de trekking, com passagens por por longos túneis e ravinas profundas.

O Director Executivo da Associação de Promoção da Madeira, Roberto Santa Clara considera que esta distinção surge num momento importante quer pelo posicionamento referido pela ABTA para a Madeira que poderá atrair novos visitantes, quer pela notoriedade que gera para o destino. Sendo o Reino Unido um dos nossos maiores mercados emissores é, sem dúvida, uma enorme mais-valia para o destino. Paralelamente, e sendo a Madeira conhecida e visitada pela sua exuberante natureza, é de realçar que a principal tendência apontada pela ABTA para 2019, no seu relatório Travel Trends, é a sustentabilidade dos destinos, como motivação dos consumidores britânicos.