Turismo

Macau é destino preferido da APAVT em 2019

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) escolheu Macau como destino preferido de 2019, sucedendo assim ao Centro, Região Administrativa Especial que é também o destino internacional convidado da BTL do próximo ano.

Os anúncios foram feitos ontem à noite durante o jantar oferecido por Macau aos congressistas, durante o qual o presidente da APAVT anunciou a atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Turístico ao antigo coordenador do Centro de Promoção e Informação Turística de Macau em Portugal, Rodolfo Faustino, que esteve quase 18 anos na liderança do organismo. A nova coordenadora é Paula Désirat Machado.

Logo no primeiro dia de trabalhos no congresso dos Açores, a APAVT distinguiu Ana Paula Carvalho, que até 2017, exercia as funções de responsável da direcção de vendas da TAP em Portugal, tendo sido nomeada Associada Honorária da APAVT. Por seu lado, Michel de Blust, secretário-geral da ECTAA – Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos, recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Turístico da APAVT.

"Oportunidade excepcional"

A nova coordenadora do Turismo de Macau, Paula Machado, considera uma "oportunidade excepcional" a participação daquela região como ‘convidado’ da Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL, a maior feira do setor em Portugal, em 2019.

"Muito obrigada pelo convite que muito nos honra e constitui uma oportunidade excecional para podermos mostrar aos milhares de visitantes da BTL o destino multifacetado e apaixonante que é Macau. Muitos de vós estiveram no 43.º congresso da APAVT em Macau e sabem que é um território surpreendente, onde há sempre mais e mais por descobrir e por experimentar", afirmou Paula Machado.

Paula Machado lembrou ainda que, nos primeiros dez meses deste ano, Macau recebeu 28,968 milhões de visitantes, um aumento de 8,4% em relação ao período homólogo de 2017, e que estão confiantes de que esta tendência de crescimento "se manterá até ao final de 2018", atendendo até à "recente inauguração da infraestrutura regional, a ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau e que constitui com os seus 55 quilómetros a maior ponte do mundo sobre o mar".

Por seu lado, a directora da Bolsa de Turismo de Lisboa - BTL considerou  que "Macau é um destino muito querido para nós, é um destino que foi convidado em 2010 e que repete agora em 2019", disse Fátima Vila Maior.

A directora da BTL lembrou que em 2019, "desde logo e pela primeira vez desde 2012", esta feira vai voltar também "a ter os quatro pavilhões totalmente ocupados". A edição de 2019 decorrerá entre 13 e 17 de Março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.