Turismo

Dois madeirenses em destaque no primeiro painel do congresso da APAVT

Vai começar o segundo dia de trabalhos do 44.º congresso anual da APAVT, que decorre desde ontem em Ponta Delgada, nos Açores, congresso focado nos desafios do crescimento no sector Turismo e que coloca dois madeirenses no palco.

Trabalhos que começam com a intervenção  do advogado, vice-presidente do CDS e ex-secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, num painel que conta com a participação do madeirense que é presidente do Turismo de Portugal, Luis Araújo, o presidente da ALEP - Associação do Alojamento Local em Portugal, Eduardo Miranda, a par do presidente executivo da Boost Portugal, João Paiva Mendes. Estes são os oradores do tema principal do evento que conta com a moderação do madeirense Duarte Correia, que é vice da APAVT.

Especificamente sobre o destino Açores, o congresso conta com um painel com a participação da secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, Marta Guerreiro, com o presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, ex-agente de viagens e atual hoteleiro, Rodrigo Rodrigues, da secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, e do presidente da SDEA - Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores e ex-secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga.

Porquê os Açores?

Esta não é a primeira vez que os Açores recebem um congresso da APAVT. A associação já tinha feito esta escolha em 1995, 2006 e 2013, este último na Ilha Terceira.

O regresso tem uma explicação: "A Região é com toda a justiça um exemplo do recente período de ouro do turismo português. A concretização deste evento em Ponta Delgada deve ser entendida como mais uma etapa, de um conjunto largo de acções concretas, que visaram, todas elas, a visibilidade nacional e internacional do arquipélago, bem como o desenvolvimento de boas práticas de proximidade entre a comunidade dos agentes de viagens e o destino", considera Pedro Costa Ferreira.

A secretária regional com a pasta do Turismo agradeceu a escolha. Marta Guerreiro confessou ser um motivo de grande satisfação acolher "um evento com uma importância indiscutível junto dos agentes do turismo, como é o caso do Congresso da APAVT". Até porque é uma "oportunidade de partilhar aquele que é um período especialmente favorável no Turismo dos Açores, com níveis de crescimento que têm vindo a ser superados de ano após ano, quer de forma quantitativa, quer qualitativa".