Um em cada quatro portugueses viajou de avião

O estudo TGI da Marktest quantifica, na vaga de julho de 2018, em 2 milhões e 118 mil o número de indivíduos que referem ter viajado de avião nos últimos 12 meses, o que representa 24.7% dos residentes no Continente com 15 e mais anos. Isso significa que quase um em cada quatro portugueses nesta faixa etária fizeram este tipo de viagens.

Este valor é o mais elevado desde este indicador é analisado. Depois de um máximo de 23.5% observado em 2010, o valor iniciou uma tendência de quebra que atingiu o seu limite mínimo em 2013, com 16.1%. Desde então, assistimos a uma retoma sistemática.

Na análise do perfil destes indivíduos, constata-se que a classe social é a variável mais discriminante, pois apresenta grande heterogeneidade de comportamentos, com os valores a baixar de 41.6% junto das classes mais altas para 15.5% junto das mais baixas.

O estudo TGI mostra ainda que 79% dos indivíduos que referem ter viajado de avião nos últimos 12 meses o fez em férias ou lazer, 26% para visitar familiares ou amigos e 17% por motivos profissionais.

 

+A A -A