Turismo

Mais de 100 mil pessoas assistiram aos eventos do Ano do Brasil em Portugal 2012

Mais de 100 mil pessoas assistiram aos eventos realizados no primeiro trimestre da iniciativa Ano do Brasil em Portugal, em 2012, anunciou hoje, em Lisboa, o comissário geral, António Grassi.

O responsável apresentou a nova programação para 2013, no Espaço Brasil - instalado desde Novembro no Lx Factory, em Alcântara - que inclui música, poesia, moda, teatro, cartoon, literatura, fotografia, dança, cinema e circo.

O evento Ano de Portugal no Brasil - Brasil em Portugal está a decorrer, desde Setembro de 2012, em ambos os países, com uma programação que abrange também as áreas da economia e do turismo.

Para Antonio Grassi, a participação do público, nos espectáculos e noutras iniciativas, "superou as expectativas" no primeiro trimestre da programação, cujo objectivo principal é "unir os dois países, através da divulgação da cultura brasileira contemporânea".

Ainda segundo o responsável, a Mostra de Teatro do Brasil, apresentada em Lisboa, recebeu um total de 15 mil espectadores, o que a organização pretende superar este ano com mais teatro, dança e circo.

"A intenção é fazer com que este intercâmbio inédito entre os dois países ganhe uma estrutura mais definida, que deixe frutos. Há um desconhecimento muito grande por parte dos brasileiros, em todas as áreas, do Portugal contemporâneo", observou.

Por outro lado, "a grande diversidade musical do Brasil também não ecoa em terras lusitanas. Precisamos de trazer, para este lado do oceano, o Brasil que não é só o das novelas", defendeu o Presidente da Funarte.

A Mostra de Circo, Dança e Teatro prevista vai decorrer, nos meses de Abril, Maio e Junho, em Lisboa - no Teatro Maria Matos e no Teatro S. Luiz -, e no Porto - no Teatro São João e no Teatro Carlos Alberto.

Ainda no teatro, está prevista a participação dos Parlapatões, uma companhia que representa peças de teatro de apenas um minuto.

O Ano do Brasil em Portugal vai prolongar-se até 10 de Junho, com diversas outras iniciativas, como a exposição "Pneumática", na qual o artista plástico Paulo Paes apresenta o resultado de uma pesquisa sobre os balões de papel de seda entre os mestres baloeiros das zonas norte e oeste do Rio de Janeiro.

Da mesma forma, a moda brasileira vai desfilar para os portugueses, através de uma exposição no Museu do Design e da Moda (MUDE), organizada pela escola de moda e design do Brasil (FAAP).