Turismo

Aeroporto da Madeira é o que mais beneficia do crescimento da TAP, diz a TAP

Ver Galeria

A TAP ganhou quota de mercado em todos os principais aeroportos nacionais, no primeiro trimestre deste ano, de acordo com os dados revelados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) no boletim estatístico agora divulgado.

O maior aumento de quota de mercado da TAP verificou-se no Aeroporto da Madeira, onde a transportadora aérea nacional aumentou a sua quota de mercado de 15 para 29 por cento, um impressionante crescimento de 14 pontos percentuais. Assim, na Madeira, a TAP volta a ocupar a primeira posição em número de passageiros transportados.

Em Lisboa, a TAP conquistou 53% de quota de mercado, mais dois pontos percentuais que no primeiro trimestre de 2017. A Companhia aérea nacional ganhou também terreno às concorrentes no aeroporto do Porto, reforçando a sua quota de 17% para 19%.

Já em Faro, a quota de mercado da TAP cresceu de 3% para 8% e, em Ponta Delgada, de 8% para 12%.

Ainda de acordo com o relatório trimestral da ANAC, de janeiro a março, a TAP cresceu 18 por cento no número total de passageiros transportados em todos os aeroportos nacionais.

Desta forma, a Companhia portuguesa cresceu, no período em análise, 5,45 pontos percentuais acima do aumento de passageiros registado no total dos aeroportos portugueses, que se ficou pelos 12,55%.

A TAP vê assim confirmado e reforçado o contributo fundamental que tem dado para o aumento dos fluxos turísticos em todas as regiões do País, destacando-se entre elas a Região Autónoma da Madeira, onde a Companhia registou o maior crescimento de quota de mercado.

Em termos de passageiros transportados para o Funchal, no mesmo período analisado pelo boletim da ANAC, houve um crescimento de 30% (+ 44 mil passageiros) em relação ao período homólogo.