Turismo

Madeira suplente na Associação Nacional de Turismo que é presidida pelos Açores

O presidente do Turismo dos Açores, Francisco Coelho é o novo líder da Associação Nacional de Turismo, com a lista por si presidida a ser eleita ontem por unanimidade. Uma lista em que a Madeira está representada embora como suplente, lugar que será ocupado pela Directora Regional de Turismo, Dorita Mendonça

Francisco Coelho entende que neste momento “é prioritário dar início a um diálogo com o Estado para transferir para as organizações regionais competências e meios atualmente concentrados na Administração Central, nomeadamente a nível da promoção turística, de forma a evitar a dispersão, duplicação e multiplicação de intervenções e desperdício de recursos”.

A opinião é partilhada pelo Presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Vítor Costa, e pelo Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, que assumem a vice-presidência da ANT. Fazem ainda parte dos novos Corpos Sociais representantes das restantes regiões e de várias associações que reconhecem o papel estratégico do turismo regional.

Os principais objectivos do mandato estão definidos: "afirmar a componente regional do Turismo, dignificar as suas organizações e colocar na ordem do dia a descentralização no setor.

Nos próximos dois anos a nova equipa da ANT irá contribuir ativamente para o desenvolvimento sustentado do Turismo, nomeadamente através da valorização dos recursos humanos, da ultrapassagem de constrangimentos a nível das acessibilidades e transportes e do enquadramento das taxas turísticas municipais numa perspetiva de desenvolvimento do setor e de participação dos agentes.

A tomada de posse dos novos Corpos Socias da ANT é dia 9 de maio, às 18h, na sede da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (Rua do Arsenal, 23, Lisboa).

Corpos Sociais ANT:

Direcção

Presidente – Turismo dos Açores/ATA, representada por Francisco Coelho, Presidente

1º Vice-Presidente – Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, representada por Vítor Costa, Presidente

2º Vice-Presidente – Turismo do Porto e Norte de Portugal, representada por Melchior Moreira, Presidente

Vogal – Turismo do Alentejo-ERT, representada por António Ceia da Silva, Presidente

Vogal – AHRESP-Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, representada por Carlos Moura, Vice-Presidente

Suplente – DRT-Direção Regional de Turismo da Madeira, representada por Dorita Mendonça

Assembleia Geral

Presidente – Região de Turismo do Algarve, representada por Desidério Silva, Presidente

Vice-presidente – Associação dos Comerciantes do Porto, representada por Nuno Camilo

Secretário – ARAC-Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor, representada por Joaquim Robalo de Almeida

Conselho Fiscal

Presidente – Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, representada por Pedro Machado, Presidente

Vice-Presidente – NERA-Associação Empresarial da Região do Algarve, representada por Vítor Neto, Presidente