Turismo

Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e Fastjet vão partilhar aviões

As Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) e a companhia privada Fastjet vão partilhar aviões para transporte de passageiros, anunciaram após a assinatura de um memorando de entendimento na terça-feira.

"O memorando irá abranger diferentes parcerias como é o caso de 'code share' (partilha de códigos de voos)", refere a LAM em comunicado.

O 'code-share' permite que uma viagem comprada numa companhia possa ser feita partilhando um avião de outra.

A companhia estatal moçambicana regista atrasos frequentes por falta de aviões e recursos, reflexo de uma crise agravada no início do mês por dificuldades no pagamento de combustível.

A Fastjet iniciou atividade no mercado doméstico de Moçambique em novembro, com o certificado de exploração da companhia Solenta Aviation, sua principal acionista.

O presidente da comissão executiva da LAM, António Pinto, acredita que o acordo assinado na terça-feira vai servir para "fortalecer" a companhia pública e promover o turismo, referiu, citado no comunicado.

"Esta abordagem de cooperação comercial é a primeira deste tipo no continente africano", realçou o presidente executivo da Fastjet, Nico Bezuidenhout.

"A Fastjet está empenhada em explorar e alavancar o acordo em benefício de ambas as empresas e, em última instância, do povo de Moçambique", concluiu.

O memorando prevê ainda outras formas de "acordos de exploração de rotas, otimização das sinergias nas operações de voos para destinos comuns e complementares, bem como a cooperação em outras atividades comerciais, carga, engenharia e manutenção".

Não foram revelados valores envolvidos no acordo.