Turismo

Estatística do Turismo passa englobar turismo rural e alojamento local

Sector do alojamento turístico colectivo da RAM apresenta crescimentos nos principais indicadores em Janeiro de 2018

A Direcção Regional de Estatística da Madeira (DREM) decidiu avançar com uma alteração no modelo de divulgação, passando a incluir o alojamento local e o turismo no espaço rural, agregando estes tipos de estabelecimento à hotelaria tradicional e designando tudo por alojamento turístico. Por essa razão, os valores que passam a ser apresentados não coincidem com os do INE, que manteve, para já, o modelo antigo.

Conforme explica o director regional de Estatística, Paulo Baptista Vieira, "o peso do alojamento local é cada vez maior e estava já a influenciar em termos do global da variação de dormidas. Percebemos isso durante 2017 e tomámos a decisão de avançar com esta reestruturação a partir do mês de referência de janeiro/2018".

Na nota prévia divulgada no seu portal, a DREM explica que "os resultados preliminares de janeiro de 2018 apresentam um novo modelo de divulgação que engloba todo o sector do alojamento turístico coletivo, agrupando a hotelaria (hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos, aldeamentos turísticos, pousadas e quintas da Madeira), o turismo no espaço rural e de habitação e o alojamento local", conforme já referido. "Deste modo, inicia-se uma nova série estatística para o alojamento turístico, justificada pela importância crescente de outras formas de alojamento que não a hotelaria, particularmente do alojamento local, sendo já significativo o seu impacto nos resultados globais. Na publicação editada pela DREM o quadro I.6 resume a principal informação de acordo com o modelo anterior e por conseguinte, os valores apresentados neste quadro são coincidentes com os divulgados mensalmente pelo INE. Importa também referir que para as variáveis estabelecimentos, capacidade, taxa líquida de ocupação-cama, proveitos e RevPAR só é disponibilizada informação para os estabelecimentos com capacidade igual ou superior a 10 camas".

Deste modo, em Janeiro de 2018, conclui-se que o "sector do alojamento turístico coletivo da RAM apresenta crescimentos nos principais indicadores", sendo que "as primeiras estimativas relativas ao mês de janeiro de 2018 apontam para acréscimos nos principais indicadores no total do sector do alojamento turístico da RAM, com variações homólogas de +7,9% nas dormidas, +9,8% nos proveitos totais e +9,7% nos proveitos de aposento".

Além disso, "o total de dormidas do alojamento turístico na RAM no mês em referência rondou os 536,9 milhares enquanto os proveitos totais e de aposento atingiram os 25,5 e 16,6 milhões de euros, respectivamente".

Refira-se que "a hotelaria concentrou 85,4% das dormidas, crescendo 5,9% em termos homólogos, enquanto o alojamento local registou um incremento de 19% nas dormidas, congregando 13,2% do total. Por sua vez, o turismo no espaço rural e de habitação, responsável por 1,4% do total, teve +43,8% de dormidas face ao mesmo mês do ano passado, variação em parte explicada pela reclassificação de um estabelecimento hoteleiro em turismo no espaço rural", explica a DREM.

No que toca aos mercados tradicionais do alojamento turístico, "assinala-se uma quebra nas dormidas de turistas britânicos e alemães (variações de -7,6% e -1,2% face a Janeiro de 2017, respetivamente), enquanto o mercado francês registou um aumento de 44,3%. O mercado nacional (+26,4%) também contribuiu para o aumento verificado nas dormidas da RAM".

Por fim, a "taxa de ocupação-cama do alojamento turístico no mês em referência fixou-se em 51,7%, 0,1 pontos percentuais acima do observado em janeiro de 2017, mantendo-se como a mais elevada entre as regiões NUTS II portuguesas", ao que acresce o aumento homólogo no rendimento médio por quarto (RevPAR) em 5,1%, para 35,57€.