Turismo

Restaurante do hotel The Vine acolhe Goût de France

O Uva Restaurant & Wine Bar, situado no topo do hotel The Vine, no coração da cidade do Funchal, adere pela primeira vez ao Goût de France.

O menu de 4 pratos foi criado pelo chef Thomas Faudry que exerce as funções de chef executivo desde a abertura do hotel em 2008. O chef Thomas e a sua equipa "aliam o “savoir-faire” da cozinha clássica francesa aos excelentes produtos frescos regionais, tudo harmonizado com champagne e vinhos franceses", refere o The Vine..

A experiência gastronómica está marcada para 21 de Março. O menu pode ser consultado aqui e as reservas poderão ser efetuadas através do telef. 291 009 000 ou do e-mail [email protected] O número de lugares é limitado.

Thomas Faudry, francês de nascença, mas madeirense de coração. "Foi um dos mais talentosos alunos dos geniais mestres Christophe Bacquié e Antoine Westermann que em 2009 lançou as bases deste pequeno, mas magnifico restaurante, uma comemoração à comida e ao vinho, servidos com a vista mágica das montanhas e da baía", refere o hotel.

O Goût de France é uma iniciativa lançada através do Ministério da Europa e Negócios Estrangeiros francês e do conhecido chef Alain Ducasse há quatro anos. O evento procura recriar o espírito dos famosos “Jantares de Epicuro” criados pelo mítico chef francês Auguste Escoffier em 1912.

O Goût de France procura ser precisamente uma celebração mundial da gastronomia francesa, uma homenagem em uníssono à boa cozinha que se vai concretizar em mais de 3000 restaurantes, em 150 países de todo o mundo no dia 21 de março.

Cada restaurante irá criar e apresentar um menu de 4 pratos que tem como premissa os princípios da cozinha francesa, a sua estrutura e equilíbrio, produtos locais ou regionais de época e frescos. É também naturalmente uma forma de promover a França, destino gastronómico importante, os seus produtos regionais, com destaque para os vinhos e champagnes. Nesta 4ª edição, a região em destaque é a Nova Aquitânia.

O Goût de France homenageia também o famoso chef Paul Bocuse, pois o festival realiza-se dois meses após a sua morte, e lança aos restaurantes aderentes o desafio de criarem um prato criado ou inspirado por este verdadeiro mestre. O material de promoção do festival inclui mesmo a célebre frase de Bocuse: “Clássica ou moderna, só existe uma cozinha… a boa.”

Em Portugal são 34 os restaurantes aderentes à iniciativa e na Madeira são 3. Na edição anterior foram 2000 os chefs participantes e estima-se que cerca de 250 000 pessoas terão participado neste festival. Para este ano, com mais participantes, fica tudo em aberto.