Turismo

Impacto do turismo de qualidade motiva debate em Lisboa

O impacto do Turismo de Qualidade e de Compras em Portugal estará em debate na primeira edição do Summit Shopping Tourism & Economy na capital portuguesa, na próxima sexta-feira, às 9h30, no Four Seasons Ritz Hotel Lisboa.

Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Gloria Guevara Manzo, Presidente & CEO do World Travel & Tourism Council (WTTC) – a instituição de referência mundial no setor do Turismo - são os nomes confirmados para a sessão de abertura.

Entre os oradores internacionais encontram-se o presidente do El Corte Inglés, Dimas Gimeno, o ex-presidente da Câmara Municipal de Barcelona, Jordi Hereu, o CEO e Founding Partner da Atrium Capital AG, Benjamin Habbel, o Marquês de Griñon e Presidente da European Cultural and Creative Industries Alliance (ECCIA), Carlos Falcó, e a diretora de Marketing Espanha e Portugal da Mastercard, Eva Ruiz.

Ao longo do dia serão debatidos temas como “Desafios: Compras, Cultura e Mobilidade”, “A Qualidade da Oferta Gastronómica”, “Cidades como Marcas Globais” e “O regime Tax Free na promoção do Turismo em Portugal”. Estarão igualmente em destaque as “Tendências no Imobiliário Turístico e Hoteleiro” e “A governação turística e a colaboração público-privada”.

António Mendes, secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal e Miguel Frasquilho, Presidente do Conselho de Administração da TAP SGPS, são alguns dos oradores convidados para desenvolver e refletir sobre estas questões. Destaque ainda para as intervenções de Marco Martins, diretor-geral da Saba Portugal, Renato Lira Leite, diretor-geral da Global Blue Portugal, e Vítor Costa, diretor-geral da Associação Turismo de Lisboa.

A sessão de encerramento decorrerá com as presenças de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo e de João Vasconcelos, presidente do Comité Organizador.

A primeira edição do Summit Shopping Tourism & Economy Lisbon 2018 prevê uma análise à situação atual do Turismo de Qualidade e de Compras em Portugal, bem como apresentar caminhos numa estratégia público-privada para a criação de modelos sustentáveis que permitam ao país e às suas cidades ganhar mais escala e competitividade nesta atividade com potencial para captar mais turistas. Atualmente, este tipo de turista destaca-se por ser oriundo de países de fora da União Europeia e que gasta, em média, num dia em compras o mesmo que os europeus numa semana.