Turismo

Madeira surge com novo stand na BTL 2018 e uma presença "renovada e fortemente baseada nos elementos diferenciadores do destino"

Afirmar, junto do mercado nacional, o destino Madeira como destino de férias, ao longo dos 365 dias do ano, é o objectivo da presença da Região na edição de 2018 da Bolsa de Turismo de Lisboa, numa clara estratégia de maior proximidade que, mais uma vez, será confirmada nesta representação promocional. Mercado que, aliás, tem vindo a recuperar ao longo dos últimos 3 anos, com 271 mil turistas portugueses a optarem pela Madeira, em 2017.

A doçaria regional, o Vinho Madeira, o Bordado, o rum, a poncha e o bolo do caco, assim como os frutos da Madeira, ganharão destaque no espaço reservado à gastronomia, num programa que diariamente se inicia às 11 horas, com provas aos visitantes.

Outro dos destaques vai para as experiências digitais e a aposta nas simulações virtuais que terão lugar ao longo do dia. À semelhança do ano passado, os visitantes poderão experienciar várias atividades, nomeadamente a descida nos carros de cesto ou os passeios na Laurissilva, através do recurso à tecnologia.

Depois do sucesso alcançado na edição de 2017, a Região regressa à Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre na FIL entre os dias 28 de Fevereiro e 4 de março, com uma presença "renovada e fortemente baseada nos elementos diferenciadores do destino que, mais uma vez, estarão em evidência junto do público".

Uma representação que ficará marcada por um novo Stand, onde a natureza, o turismo activo, os eventos, a oferta de alojamento, a cultura e a celebração dos 600 anos, a gastronomia e, naturalmente, os produtos regionais farão, a par de outros elementos, parte do cenário montado, este ano ainda mais segmentado para facilitar a “leitura” e interação dos visitantes, no espaço reservado à Região. A informação foi confirmada pelo gabinete da Secretária Regional do Turismo, Paula Cabaço, que adianta "serem várias as novidades reservadas para esta participação, na linha que tem vindo a ser assumida nesta Feira mas muito mais direcionada para o consumidor final e focada na afirmação do nosso destino como opção de férias, junto dos portugueses, durante todo o ano".

Também confirmada está a representação, no Stand e em mesa própria, de mais de uma dezena de parceiros privados do setor, entre hoteleiros e agentes de viagens, numa aposta forte da componente do negócio que se espera "traduzida em boas notícias para o destino".

CARACTERÍSTICAS DO STAND DA MADEIRA

A Associação de Promoção da Madeira prepara uma presença ativa e interativa com o público, baseada num programa de atividades que, mais uma vez, dará palco, ao longo do dia e no Stand reservado à Região, aos produtos regionais e aos elementos que mais a diferenciam, enquanto destino turístico. Afirmar, junto do mercado nacional, o destino Madeira como destino de férias, ao longo dos 365 dias do ano, é o objetivo, numa clara estratégia de maior proximidade que, mais uma vez, será confirmada nesta representação promocional.

Como supracitado, a doçaria regional, o Vinho Madeira, o Bordado, o rum, a poncha e o bolo do caco, assim como os frutos da Madeira, ganharão destaque no espaço reservado à gastronomia e as experiências digitais, como a descina em carros de cesto através da tecnologia voltam a ser uma aposta do stand da Madeira. Também será importante referir que, ao longo de todo o evento, haverá oferta de vários prémios, nomeadamente experiências e estadias no destino, numa iniciativa que se desenvolve em parceria com os associados da APM e parceiros nacionais No fim de semana, quando a Feira abre portas ao público, a aposta vai, também e em complemento a toda a animação que se fará sentir no espaço, para a realização dos Workshops de Vinho Madeira, Chocolate, Bordado e da tradicional Poncha regional, como forma de corresponder à procura verificada, por estas ações, no ano transato.

O Funchal estará presente com destaque este ano através do Projeto das Portas Pintadas, estando uma artista madeirense no stand a fazer uma pintura sob o tema dos 600 anos da Madeira e Porto Santo. Ao longo dos vários dias da BTL, Helena Jardim estará a pintar uma porta ao vivo na FIL. Helena nasceu no Funchal onde trabalha e organiza cursos e workshops de pintura. Nas suas palavras: “Os meus trabalhos são, maioritariamente, desenhos e pinturas figurativas inspirados por personalidades, comportamentos e interações sociais que observo no quotidiano. Dedico-me também a temas relacionados com a natureza, com especial interesse pela fauna e flora madeirenses”.

Também os trajes têm força no stand da BTL, tendo sido desenvolvidos por Ana Santos, uma designer e artista natural da ilha da Madeira que vive em Londres e trabalha em design têxtil na Alexander Mcqueen. O seu percurso de carreira já conta com experiência em marcas de referência no mercado, tais como Marc Jacobs, Proenza Schouler e J.W. Anderson. Com uma paixão por pintura, desenho e cor, os seus desenhos ganham vida através do padrão dos tecidos. De salientar também o lançamento de dois suportes informativos que representam uma grande novidade de 2018.

Um deles, o Guia de Eventos 2018, que foi lançado no início de 2018 e reúne informação sobre os eventos mais relevantes a terem lugar no arquipélago ao longo do ano. É a primeira vez que esta informação é reunida num único suporte em formato guia. Para ter acesso basta clicar aqui. Na BTL será lançado um outro suporte, também uma novidade, mas que compila a oferta de alojamento da Madeira: Guia de Alojamento Madeira.

O COCKTAIL DE ABERTURA DA BTL 2018

Este ano, a Natureza tem uma forte influência no conceito do Cocktail de Abertura da BTL. A Estufa Fria de Lisboa, onde vivem mais de 300 espécies de plantas tropicais diferentes, é o local escolhido para esta celebração. Rodeados por um ambiente profundamente inspirado na Floresta Laurissilva Madeirense, Património da Humanidade, os convidados irão atravessar a Estufa Fria antes de chegarem ao local do evento, onde serão servidas 15 iguarias madeirenses criadas por cinco chefes também eles a trabalhar em várias unidades hoteleiras da Ilha. O evento terá a presença de uma DJ madeirense, Sonja Camara e de um momento musical em concerto acústico, protagonizado também por um madeirense, André Santos, cuja tese de mestrado se concentra nos cordofones da Madeira, isto é, sobre a Braguinha, o Rajão e a Viola de Arame.

Em suma, a estratégia passará, fundamentalmente, pela dinamização do programa que inclui diversas atividades ao longo do dia, precisamente para despertar as atenções e o interesse dos visitantes na Feira. A interação com o público será fundamental, pelo que estará assegurada, a par das provas relacionadas com os nossos produtos regionais, uma forte componente de simulação virtual de experiências que são únicas, como é o caso do carro de cestos que despertou tanta curiosidade e procura, na última edição. As expectativas, conforme explica a Secretária Regional do Turismo e Cultura, «são as melhores», embora reconheça que «a responsabilidade é enorme, não apenas na imagem que se pretende reforçar junto deste mercado mas de todos aqueles que farão parte da BTL e com os quais também aproveitaremos para fazer passar a nossa mensagem».