Turismo

18% dos voos sofrem atrasos no Aeroporto da Madeira

Cerca de 23% dos 185 mil voos que partiram dos principais aeroportos portugueses chegaram ao destino com atraso, segundo a AirHelp, que refere que o aeroporto em Lisboa é o que menos cumpre os horários.

Na análise da AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, destacam-se pela positiva os aeroportos do Porto e de Faro, que melhoraram a sua taxa de pontualidade.

Já o aeroporto da Madeira manteve o desempenho, enquanto Lisboa e Ponta Delgada baixaram a 'performance' neste parâmetro, com o aeroporto Humberto Delgado apresenta a pior média.

Segundo dados revelados, esta quarta-feira, pela AirHelp, o total de 97.373 voos com origem no aeroporto de Lisboa, em 2017, 30% partiram atrasados. O valor é mais elevado que a média registada nos principais aeroportos da Europa analisados, onde a taxa de atrasos, na partida, vai dos 18% em Madrid, até aos 27%, em Frankfurt.

São contabilizados como atrasados os voos que chegaram ao destino mais de 15 minutos depois do horário previsto.

Em Portugal, é em Lisboa que se registam mais atrasos (30% dos voos), seguida pelo Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada (29%), nos Açores. No lado oposto da tabela, com o menor número de atrasos, estão os aeroportos de Faro (16%) e do Funchal (18%).

Os dados revelados pela AirHelp confirmam que o número de partidas de aeroportos portugueses aumentou em 2017 (cerca de 185 mil voos) em relação a 2016, (cerca de 165 mil). O maior número de atrasos aconteceu no aeroporto com mais tráfego: houve mais descolagens, em Lisboa, que em todos os outros aeroportos portugueses juntos.

Segundo os dados da AirHelp, a taxa de pontualidade dos voos que partem de Portugal é mais elevada à segunda-feira (77% dos voos chegam ao destino dentro do horário previsto). Por outro lado, quinta-feira parece ser o dia mais propício a perturbações - 29% chegam ao destino com atraso.

O pior horário para viajar é ao princípio da tarde - 30% dos voos que partem entre as 12h00 e as 15h59 aterram fora de horas. Quem pretende mesmo chegar a horas ao destino, o melhor é marcar viagem com partida à noite ou de madrugada. O melhor período do dia para viajar é no horário 22h00/05h59 que surge no topo da pontualidade, com uma taxa de sucesso de 79%.