Turismo

Cruzeiros precisam de 100 mil novos empregados

A indústria de transporte marítimo de cruzeiros regista uma taxa de crescimento anual superior a 7%. Tem actualmente a necessidade de contratação de 100 mil novos empregados, para os navios existentes e para os 94 novos navios de cruzeiros já encomendados a estaleiros. Este ano serão lançados no mercado de turismo 16 novos navios de cruzeiros, num total de cerca de 30 mil novas camas.

Como os profissionais portugueses são procurados para este mercado pelo seu talento, atitude e formação qualificada, a Agência Portuguesa de Marítimos APORMAR, consciente das oportunidades de emprego para os profissionais e estudantes portugueses,  organiza a 2ª Feira e Congresso 'Trabalhar num Navio'.

A 2ª Feira de Emprego e Congresso Trabalhar num Navio ocorre a 8 de Março de 2018, no Centro de Congressos do Hotel VIP Arts, localizado no Parque das Nações em Lisboa. O programa do evento, inscrição e informação detalhada estão disponíveis na plataforma online www.TrabalharNumNavio.pt

O evento destina-se a profissionais e estudantes das áreas de restauração, hotelaria, turismo, saúde, beleza, desporto, animação, audiovisual, segurança, entretenimento, espetáculo, pilotagem, convés, engenharia, máquinas, eletricidade, ar condicionado, manutenção hoteleira, entre outras.

O evento irá reunir as pessoas que trabalham e que querem trabalhar em navios, as companhias que promovem o emprego a bordo dos mesmos e as empresas/ instituições que prestam serviços no domínio marítimo. O espaço disponível inclui um salão de feira para 20 expositores nacionais e internacionais. Inclui ainda um auditório com capacidade para 170 pessoas, onde será realizado o Congresso. São esperados 500 a 700 visitantes, profissionais e estudantes. Está já confirmada a presença de várias companhias internacionais, incluindo a Carnival UK, Crystal Cruises, Cunard Cruise Line, Disney Cruise Line, MSC Cruzeiros, Holland America Line, P&O Cruises, Seabourn, Silversea, Uniworld, Viking Cruises, e a VShips.

No Congresso serão realizados workshops com informação sobre o mercado de trabalho e conselhos para entrar no mesmo. Serão também apresentados testemunhos de pessoas que trabalham em navios, que estarão presentes para partilhar a sua experiência e para responder a questões dos interessados. Está já confirmada a presença de vários oradores, incluindo Alvaro Sardinha (oficial de máquinas da marinha mercante), Amadeu Silva Albuquerque (comandante em navios de cruzeiros), António Belmar da Costa (diretor na Agepor - associação dos agentes de navegação portugueses), Igor Daniel Santos (técnico de mesa e bar em companhia de cruzeiros de navios oceânicos), e o diretor de recrutamento da companhia Viking Cruises.