Turismo

Portugueses ajudam dormidas a crescer 3,4% na hotelaria madeirense

As primeiras estimativas para o mês de Novembro de 2017 apontam para acréscimos nos principais indicadores da hotelaria madeirense, com variações homólogas de 3,4% nas dormidas, 9,3% nos proveitos totais e 12,9% nos proveitos de aposento. A nível nacional, pela mesma ordem, as variações observadas nestas variáveis foram de 8,8%, 15,5% e 17,4%, ou seja, mais altas do que na Região.

O total de dormidas na Região rondou os 524,0 milhares, enquanto os proveitos totais e de aposento atingiram os 26,2 e 16,9 milhões de euros, respectivamente, representando novos máximos mensais para o mês de Novembro, revela a  Direcção Regional de Estatística.

Nos mercados tradicionais, assinalam-se decréscimos nas dormidas de turistas ingleses e alemães, enquanto o mercado francês registou um aumento de 55,2%. Em alta esteve também o mercado nacional, que observou um crescimento de 34,1%.

Tendo em conta o acumulado dos primeiros onze meses de 2017, quano falta apurar os dados do mês de Dezembro, conclui-se que as dormidas cresceram 2% na Região, enquanto os proveitos totais registaram um incremento de 7,8% e os de aposento de 8,9%, comparativamente ao período homólogo.

A taxa líquida de ocupação-cama (TLOC) no mês em referência fixou-se em 61,7%, 0,3 pontos percentuais acima do observado em Novembro de 2016, mantendo-se como a mais elevada entre as regiões NUTSII portuguesas.

Há a salientar ainda o acréscimo homólogo do rendimento médio por quarto (RevPAR) em 10,4%, para 41,20 euros.