Turismo

Madeira continua a perder turistas ingleses

A Madeira continua a perder turistas dos dois principais mercados emissores tradicionais. Sobretudo do inglês que, em Novembro desce 8,2%, em linha com o que havia acontecido em Outubro, altura em que registou um decréscimo de 9,8% nas dormidas.

O mercado emissor alemão perde menos (-0,6%) no penúltimo mês do ano. Em Outubro a descida foi mais acentuada, de 1,4%, face ao mesmo mês de 2016.

Os dados revelados hoje pela Direcção Regional de Estatística demonstram que em Novembro, o mercado inglês valia 23,8% do total das dormidas de não residentes, logo seguido do alemão com 30,3%.

Em termos nacionais, o mercado britânico recuou pelo segundo mês consecutivo, caindo 7,7% em Novembro, depois de uma descida de 5,4% em Outubro, revela hoje o INE.

"Estes resultados, à semelhança do mês anterior, poderão estar influenciados pelo cancelamento de alguns serviços de transporte aéreo nomeadamente entre o Reino Unido e os aeroportos de Faro e Funchal", justifica o INE, adiantando que entre Janeiro e Novembro este mercado cresceu 1,5%.

Os treze principais mercados emissores de turistas para Portugal, representaram 80,2% das dormidas de não residentes, tendo sido os mercados alemão e britânico os mais representativos, com uma quota semelhante, de 16,3% do total das dormidas de não residentes.