Turismo

Hotéis do Alto Minho ocupados em 85% no fim do ano e em 35% no Natal

A previsão de ocupação hoteleira nos dez concelhos do Alto Minho é de pelo menos 85% para o fim de ano e de 35% para o Natal, informou hoje a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Em resposta escrita a um pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa, a TPNP adiantou que "as unidades hoteleiras de Viana do Castelo estão a ter uma excelente procura para o fim do ano, mantendo a tendência verificada em todo o território".

"Neste momento, a taxa de ocupação está nos 85% mas com grande probabilidade de atingir os 100% em muitos dos espaços", destacou o presidente da TPNP, Melchior Moreira, citado naquela nota.

Para Melchior Moreira "a este facto não é alheia a aposta cada vez mais refinada e sustentada de programas de animação para celebrar a passagem de ano, por parte dos parceiros públicos e privados, que se preocupam, cada vez mais, em propor experiências diferenciadoras e que prolonguem a estada do visitante".

Já no Natal, as previsões da TPNP apontam para uma taxa de ocupação de 35%, referindo uma "procura grande" das unidades de alojamento em espaço rural.

"Na celebração do Natal, a tradição também se mantém e apesar de estarmos a confirmar uma procura grande pelas unidades de alojamento em espaço rural, as famílias portuguesas e espanholas os mais procuram o Norte nesta altura do ano, continuam a celebrar a data em casa própria. Este fenómeno é muito visível em Viana do Castelo com as taxas de ocupação a não ultrapassarem, para o Natal, neste momento, os 35%", sustentou Melchior Moreira.

Segundo os dados da TPNP relativos ao Alto Minho, "há hotéis de quatro estrelas com reservas muito auspiciosas, em alguns casos a ultrapassarem os 60% posicionando o distrito de Viana do Castelo como escolha de visitantes com poder de compra".