Turismo

Hotéis do Porto e Gaia ocupados entre 70 e 80% nos fins-de-semanas longos de Dezembro

As previsões da taxa de ocupação hoteleira no Porto e Vila Nova de Gaia são de 70 e 80%, respetivamente, para os dois próximos fins de semana prolongados de dezembro, informou hoje a Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).

Os feriados de 01 e 08 de dezembro servem de pretexto para os turistas realizarem as denominadas 'City e Short Breaks' (estadas curtas) e são responsáveis por taxas de ocupação que chegam aos 80% nos hotéis em Vila Nova de Gaia e aos 70% na hotelaria do Porto, informou hoje fonte oficial da TPNP.

Dados da TPNP indicam ainda que as cidades de Guimarães Braga, Vila Real, Bragança e Viana do Castelo também se destacam na lista de municípios que registam uma maior procura para os dois fins de semana prolongados, com percentagens entre os 75%, no caso da cidade de Guimarães, e de 45% em Viana do Castelo.

Melchior Moreira, presidente da TPNP, considera que as estimativas de taxa de ocupação são "cada vez mais animadoras", refletindo o forte potencial turístico da região Norte que está a conseguir "dinamismo, inclusive nas épocas mais baixas".

"Não somos apenas um destino de férias de verão pois já conquistamos a maioria dos turistas que procuram cidades para uma curta estadia com uma oferta diferenciadora e capazes de dar resposta aos grandes interesses, como gastronomia e vinhos e património cultural", descreveu.

Para Melchior Moreira, estes últimos números confirmam que o Porto e Norte é um destino para estadas mais curtas, nomeadamente na época do Natal, levando a crer que se vai registar uma taxa de ocupação a rondar os 100% nos diversos hotéis do Porto e Norte para a passagem de ano", acrescenta.