Turismo

Agências de viagens são responsáveis por 2,1% da riqueza gerada em Portugal

O contributo de agências de viagens e operadores turísticos para a criação de riqueza nacional foi de 3.240 milhões de euros em 2016, um valor que representa 2,1% do PIB nacional.

Os números constam de um estudo sobre o valor da distribuição turística em Portugal encomendado pela APAVT à EY e à Augusto Mateus e Associados, e foram revelados hoje pela economista Sandra Primitivo, no 43.º Congresso Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, que se realiza em Macau.

O valor apurado engloba o negócio directo das mais de duas mil empresas de distribuição, o impacto indirecto resultante do valor acrescentado e emprego gerado ao longo da cadeia de valor, não só nos fornecedores directos mas também nas suas aquisições de bens e serviços e ainda o impacto induzido, que representa as despesas dos trabalhadores directa e indirectamente ligados ao sector.

Também se sabe que o sector foi responsável por 82 mil postos de trabalho, que pagou 1,5 mil milhões de euros em remunerações e que a "popularidade da marca Portugal" foi o factor que mais contribui para a venda de viagens.