Ocupação de hotéis de luxo do Porto "supera os 90% para as festas do São João

A taxa de ocupação nos hotéis de quatro e cinco estrelas no Porto "supera os 90%" nas festas de São João, cujo auge é entre 23 e 25 de junho, anunciou a Associação de Turismo do Porto e Norte.

"A taxa de ocupação hoteleira da cidade do Porto para o São João, a sensivelmente três semanas da data oficial, supera os 90%", informou hoje a Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), referindo que os números foram recolhidos junto de 25 empreendimentos hoteleiros de quatro e cinco estrelas e revelam que o São João é uma "festa reconhecida internacionalmente". 

A Lusa contactou hoje algumas unidades hoteleiras do Porto e no Hotel Intercontinental, junto à Avenida dos Aliados do Porto, confirmou-se que a ocupação está "literalmente esgotada no dia 24" e está igualmente "completa para os dias 23 e 25 de junho", disse Ângela Encarnação, do departamento de reservas daquele hotel.

No Hotel NH Coletion, na Praça da Batalha, o cenário é parecido, com lotação esgotada para o dia 22 de junho, e para a noite do S. João, de 23 para 24 de junho, o hotel regista uma taxa de ocupação na ordem dos 90%, adiantou à Lusa o responsável pelas reservas naquela unidade hoteleira, Tiago Araújo.

No Pestana Vintage os valores são idênticos aos congéneres de quatro e cinco estrelas do Porto, com a taxa de ocupação hoteleira para as festas na ordem dos "93% para os dias 23 e 24 de junho", adiantou Lusa Rui Tinto, rececionista daquele hotel. 

Dados recolhidos pela ATP demonstram, ainda, que a "estada" dos visitantes no Porto e Norte é este anos "mais longa", sobretudo pela "oferta alargada de programas, pelas várias unidades hoteleiras disponíveis e pela crescente atratividade do destino", justifica aquela entidade responsável pelo acolhimento dos turistas na cidade e que este vai distribuir martelos e balões de São João com a marca 'Visit Porto'.

As festas de São João começaram oficialmente a 25 de maio e prolongam-se até 25 de junho e uma das apostas da organização são os concertos de Rui Veloso, Shirley King e outras bandas portuenses como os GNR, TAXI e Clã. 

Com o lema "homenagear o património imaterial da cidade: as suas gentes", a Porto Lazer, empresa municipal responsável pela programação, destaca, na sua página da Internet, a construção das cascatas sanjoaninas, lançamento de balões de fogo e a realização de bailes e arraiais nas festas do São João.

 
+A A -A