Turismo

Voo inaugural da rota Delta Lisboa-Nova Iorque aterra em Lisboa esta sexta-feira

A Delta Air Lines inaugura o seu serviço directo entre Lisboa e Nova Iorque-JFK, esta sexta-feira, no Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa. Operado com uma aeronave Boeing 757-200 de 164 lugares, o voo vai ser operado em conjunto com os parceiros ‘joint venture’ da Delta, Air France-KLM. Este voo inaugural marca o regresso da Delta a Portugal, após 22 anos.

Com o início deste serviço directo entre Lisboa e Nova Iorque-JFK, a Delta passa a oferecer uma maior escolha para viajar entre Portugal e os Estados Unidos. Operada diariamente durante o Verão, a rota em Lisboa vai assegurar ligações convenientes para mais de 60 destinos nos Estados Unidos, e mais além, no continente americano. Os passageiros vão poder chegar a destinos muito procurados, incluindo Boston, Chicago, Los Angeles, Miami, Orlando ou San Francisco.

“As atracções gastronómicas, culturais e cénicas de Portugal viram um aumento no número de turistas provenientes dos EUA, que triplicou na última década, com um aumento de 22 por cento apenas em 2016”, afirmou Rafael Ruiz, director regional de Vendas do Sul Europa da Delta, acrescentando que “o novo serviço durante os meses de Verão vai fomentar ainda mais as ligações de negócios e económicas entre os EUA e Portugal, ao mesmo que propõe um conjunto de ligações convenientes para os passageiros que viajam para Nova Iorque-JFK.”

O director do Aeroporto de Lisboa, João Nunes, sublinhou que “num ano de grande crescimento para o Aeroporto de Lisboa, é muito importante receber uma das maiores companhias aéreas do mundo, principalmente num mercado tão relevante como o americano. Além disso, a rede de ligações a partir de JFK vem melhorar ainda mais a conectividade e a oferta do Aeroporto de Lisboa.”

Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, “o presente reforço das ligações aéreas entre Portugal e os EUA permite criar um contexto mais favorável para um aumento do fluxo de turistas oriundo do Continente Americano. O mercado norte-americano apresenta um claro potencial de crescimento para Portugal, detendo um interesse particular enquanto gerador de receitas turísticas (em 2016 ocupou a 5ª posição no leque dos 10 principais mercados). Neste contexto, promover a competitividade aérea e diversificar os mercados emissores é um dos objectivos da estratégia” do País.

“Lisboa é uma das cinco novas rotas” lançadas hoje na Europa, afirmou Dwight James, vice-presidente Sénior Transatlântico. “A Delta está comprometida com a construção de uma rede na Europa e mais além, que ajude a satisfazer as necessidades de viagem dos passageiros de lazer e negócios.”

O programa de voos entre Lisboa e Nova York-JFK é o seguinte:

O voo DL 273 parte de Lisboa às 11h55 chegando a Nova Iorque-JFK pelas 14h30. O voo DL 473 sai de Nova Iorque-JFK às 22h15 e chega a Lisboa às 10h25 do dia seguinte.

Os voos da Delta de Lisboa apresentam assentos poltrona-cama na cabine Delta One, onde os passageiros podem desfrutar de uma série de opções de refeições regionais, produzidas com ingredientes da época e acompanhados por vinhos seleccionados em exclusivo para a Delta pela Master Sommelier, Andrea Robinson. Os passageiros a viajar na Delta Comfort+, serviço económico ‘premium’ da Delta, vão beneficiar de um espaço adicional para as pernas de mais 10 centímetros, 50 por cento a mais na reclinação face aos assentos da Main Cabin e embarque prioritário. Toda a aeronave está equipada com Wi-Fi e tem entretenimento ‘on-demand’ a bordo em todas as cabines.