Turismo

Governo quer turismo em todo o país e no ano inteiro

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, pediu trabalho aos agentes do setor para que o turismo seja uma atividade de todo o território nacional e durante o ano inteiro.

Para Ana Mendes Godinho, importa continuar a "trabalhar o turismo" também na chamada época baixa, num momento em que esta atividade já "cresce desconcentradamente em todo o país e ao longo de todo o ano".

"Se hoje estamos bem, estaremos melhor daqui a dez anos", desde que as empresas e as entidades públicas mantenham o ritmo de investimento da última década, admitiu, em Coimbra, ao intervir numa sessão sobre o financiamento da atividade turística.

No entanto, "tem de se ir para o terreno e fazer as coisas acontecer", defendeu, lembrando que existem ainda alguns "problemas na litoralização do turismo", bem como nos territórios de baixa densidade demográfica.

Ana Mendes Godinho realçou que Portugal tem atualmente, a nível internacional, a "imagem de um país bom para visitar e para viver", o que tem contribuído para o crescimento da economia nacional.

"É preciso que este crescimento continue a acontecer. Mas é preciso não parar. Sejamos atores desta mudança no terreno", sublinhou a secretária de Estado do Turismo.

A "boa imagem" de Portugal como país de destino turístico "é resultado de muitos fatores", incluindo os "investimentos públicos e privados" dos últimos dez anos, alguns deles efetuados "em momento de crise" económica e financeira.

"Se continuarmos com esta grande capacidade de arrojo que os portugueses têm", num país "em ebulição e de alma nova", será possível afirmar "daqui a dez anos que arriscámos no tempo certo", acrescentou Ana Mendes Godinho.

Também Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, que interveio antes da governante, preconizou a necessidade de "reforçar a malha da oferta turística" na região.

"Há aqui uma preocupação para que haja uma descentralização dos investimentos", disse.

A nível nacional, "sente-se que há uma nova capacidade de captar novos investimentos", referiu, para realçar que a região Centro "acompanha a média de crescimento" do país nos "bons resultados" do setor.

"Esta atividade pode muito bem ser o motor do desenvolvimento que desejamos", argumentou Pedro Machado.

Promovida pela Turismo de Portugal e pela Turismo do Centro, a sessão intitulada "O financiamento da atividade turística" contou também com os contributos da Portugal Ventures e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em cujo auditório decorreram os trabalhos.

A iniciativa teve como objetivo divulgar informação sobre os diversos programas, apoios e financiamento disponíveis para as empresas do turismo.