Turismo

Grupo hoteleiro Pestana investe 3 milhões de euros em Pousada em Vila Real de Santo António

O centro histórico de Vila Real de Santo António, no Algarve, vai contar com uma unidade das Pousadas de Portugal, num investimento de três milhões de euros do Grupo Pestana, disse hoje o CEO do grupo.

José Theotónio, CEO do Grupo Pestana, participou hoje, no edifício da antiga Alfândega de Vila Real de Santo António, na assinatura do contrato para a construção da unidade hoteleira de cinco estrelas, que vai ocupar três edifícios da zona histórica pombalina, detidos pela empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU).

O contrato de aluguer dos edifícios, celebrado entre o grupo, o município e a SGU por um período de 30 anos, vai permitir desenvolver um projeto hoteleiro "com 57 quartos, cerca de 114 camas" e criar "um total de 30 postos de trabalho", precisou José Theotónio, em declarações aos jornalistas no final da cerimónia.

O grupo assinou um contrato de cedência do espaço com a empresa municipal SGU e com o município, por um período de 30 anos, renovável, explicou o presidente do Conselho de Administração do Grupo Pestana Pousadas, Castanheira Lopes, frisando que o projeto é também possível devido ao acordo celebrado com a Enatur, empresa criada para gerir a marca Pousadas de Portugal e que fez a cedência da marca ao grupo hoteleiro madeirense.

Castanheira Lopes explicou que a escolha de Vila Real de Santo António para a localização desta unidade da Pousadas de Portugal obedece à "estratégia de reconversão" de "edifícios patrimoniais e de relevância arquitetónica", que tem sido seguida pelo grupo nas outras pousadas que opera em Viseu, Porto, Cascais, Lisboa, Tavira, Estoi (Faro) e Covilhã.

A mesma fonte disse também que, assim que o projeto foi apresentado à Câmara de Vila Real de Santo António, os autarcas e técnicos que o avaliaram "compreenderam a mais-valia" que representava para "a diversificação e qualificação da oferta turística" do concelho e da zona histórica pombalina.

A mesma fonte revelou que o grupo Pestana Pousadas pretende apresentar o projeto de arquitetura em junho, obter licenciamento para obra em agosto e avançar com os trabalhos em setembro, embora haja procedimentos que não dependem só da empresa e implicam decisões e aprovações nos órgãos municipais.

"Dentro de 12 meses, se tudo correr bem, vai poder estar acabado e em funcionamento", afirmou José Theotónio, que qualificou Vila Real de Santo António como "um sítio perfeito para a visão que o grupo tem das Pousadas", que passa, "por um lado, estar onde há turistas, e isso claramente acontece no Algarve", e por outro "usar património que está construído e classificado", como acontece no centro histórico daquela cidade algarvia, fundada em 1776 pelo Marquês de Pombal no reinado de D. José I.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Luís Gomes, destacou "o investimento de 120 milhões de euros" que o seu executivo fez nos últimos 12 anos para dotar o concelho de "infraestruturas básicas" e criar mecanismos que permitissem fazer do centro histórico "um ativo patrimonial único", com capacidade para atrair investimentos como o que o grupo Pestana agora inicia na cidade.