Turismo

Eduardo Jesus sublinha que esforço conjunto possibilitou sucesso no Turismo

O Turismo na Madeira cresce face ao período homólogo de 2016 e supera a média nacional, nos vários indicadores de produção. A informação parte da secretaria da Economia, Turimo e Cultura, segundo dados do INE. Eduardo Jesus ressalva que é o esforço conjunto que permite atingir estes números.

"Estes crescimentos representam um bom prenúncio para o setor e são ainda mais importantes quando se comparam com aquele que foi o melhor ano de sempre para o nosso destino", sublinha o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura. Eduardo Jesus considera que esta performance positiva deriva, directamente, "do esforço conjunto e continuado que tem vindo a ser desenvolvido a favor da progressiva afirmação do destino, nos mercados, numa intervenção que tem ganho uma outra dinâmica, atratividade e proximidade ao cliente final".

"Se no caso das dormidas, a Região regista, neste mês, um crescimento de 3,1% em termos homólogos, quando a média nacional é negativa em 0,2%, os resultados regionais destacam-se, também, pela positiva, no todo do país, na taxa de ocupação (+3,8 pp contra -1,6 pp), no rendimento por quarto (+11,5% contra +6,4%), nos proveitos totais (+10,8% contra +9,9%) e nos proveitos de aposento (+9,9% contra +8,6%)", refere nota enviada à imprensa.

A secretaria destaca ainda que "no passado mês de março e, comparativamente ao restante território nacional, a Madeira liderou na taxa de ocupação, com 69,3% (quase o dobro da média nacional situada nos 39,8% e apenas seguida de perto pela região de Lisboa, com 53,9%) e – pese embora a redução homologa –, na estada média, com 4,9 noites (quase o dobro da média nacional, fixada nas 2,6 noites), tendo, ainda, registado o segundo rendimento por quarto mais elevado do país, na ordem dos 49,1 euros, apenas ultrapassado por Lisboa, que surge 54,1 euros".