Turismo

Presença madeirense na ITB termina com balanço "bastante positivo"

O secretário da Economia, Turismo e Cultura faz um balanço bastante positivo da presença madeirense na ITB, feira de turismo realizada em Berlim. "As perspetivas de crescimento, junto do mercado alemão, são bastante positivas e deixam antever que a Madeira possa vir reforçar, em 2017, aquele que é, já neste momento, o seu segundo maior mercado", afirmou Eduardo Jesus, após ter estado, durante o dia de ontem, a realizar contactos nessa cidade alemã.

Através de comunicado, o gabinete do governante afirma que Eduardo Jesus destaca, pela importância que representam para a Madeira, os contactos que se concretizaram com operadores alemães, austríacos e escandinavos, "mercados que apresentam boas previsões de crescimento para o nosso destino, em muito relacionadas com o reconhecimento e a satisfação dos operadores face à estratégia que estamos a seguir e à forma como temos vindo a reforçar a nossa notoriedade internacional".

Assim, afirma que este reconhecimento "confirma que as decisões que têm vindo a ser tomadas não só têm sido as mais acertadas como, sobretudo, são aceites pelo setor e pelos seus principais players".

"Tive a oportunidade de contactar as empresas regionais que estavam aqui representadas e que saudavam, de forma positiva, esta participação, na medida em que a mesma estava a traduzir bons negócios e boas perspectivas", salientou, acrescentando que "a consolidação da estratégia que tem vindo a ser levada a cabo, com sucesso, é fruto de um esforço agregador das várias partes, ao qual importa dar continuidade".

O destino Madeira marca presença na ITB, em Berlim, através de uma aposta que, incidindo no produto Madeira no seu todo, destaca o Turismo activo e as actividades que podem ser praticadas na Natureza, sem esquecer a aposta tecnológica, na senda do que já tem vindo a ser habitual nesta acções promocionais.

A Secretaria recorda que, em 2016, entraram na Região cerca de 275 mil turistas alemães, os quais originaram 1 milhão e 823 dormidas na hotelaria regional. Quando comparado com 2015, estão em causa incrementos, nestes dois indicadores, na ordem dos 14%, tendência positiva que Eduardo Jesus "espera manter e reforçar, neste ano".